Tireoide
Se você é uma mulher se aproximando da menopausa, é especialmente importante que procure uma avaliação da sua tireoide se estiver experimentando alguns desses sintomas:
-
Nervosismo, ansiedade e irritação
-
Mãos trêmulas e sudoreicas
-
Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese
-
Menstruação irregular
-
Diminuição da memória
-
Cansaço excessivo
-
Dores musculares
-
Sonolência excessiva
-
Pele seca
-
Queda de cabelo
-
Ganho de peso
-
Aumento do colesterol no sangue
Esses sintomas podem estar relacionados a diferentes distúrbios da tireoide.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
Somente um médico poderá diagnosticar a existência de hiper e hipotireoidismo, com base nos sintomas apresentados, no histórico do paciente e de sua família. Depois de solicitar os exames de sangue, o profissional de saúde pode pedir outros exames para identificar o problema, como a ultrassonografia.
O exame de sangue ajuda a analisar os níveis do hormônio TSH. Ele estimula a glândula a produzir os hormônios T3 e T4 – que também podem ser analisados por um exame de sangue, caso o médico ache necessário.
Há diversas formas de tratar os distúrbios da tireoide, desde o uso de medicamentos ou reposição hormonal, até a retirada de parte da glândula por meio de cirurgia.
Para o sucesso do tratamento, é imprescindível seguir corretamente as prescrições médicas. O endocrinologista é o profissional mais indicado para o diagnóstico, o tratamento e o controle do problema.

Dra. Mariana Costa Valente
Médica Endocrinologista
CRM SC 15.060 | RQE 10.711

