top of page

Você tem uma vida saudável?


Elaborei este texto em conjunto com minha amiga e sócia Dra. Camila Nemoto (CRM-SC 15880, RQE 12052). Recentemente começamos atender na Clínica Médica Harmoniza - um sonho que vinha desde a época do cursinho e que se concretizou recentemente. Lá proporcionamos aos nossos pacientes um tratamento individualizado, cada uma em sua respectiva área de atuação: ela em Dermatologia, e eu em Endocrinologia e Metabologia, mas ambas com a mesma filosofia de proporcionar saúde e bem-estar em primeiro lugar.

O que significa ser saudável? Cuidar da saúde não se resume a procurar assistência somente quando estamos doentes ou sentindo algum desconforto. Para ter hábitos saudáveis, a dermatologia e endocrinologia tornam-se aliadas para o bem estar e longevidade. No dia a dia, alguns cuidados são essenciais para a prevenção e tratamento eficaz de doenças, além de melhorarem a pele, unhas, cabelos e a disposição, impactando diretamente na qualidade de vida.

Você tem uma alimentação saudável?

A qualidade do que você come no dia a dia está diretamente relacionada com o seu bem estar e sua saúde. Alimentos industrializados, ricos em sal, açúcar ou gorduras ruins provocam cansaço, indisposição e estão associados às doenças que mais causam óbito entre os brasileiros (infarto, derrame, câncer de mama, entre outros). Por isso, desembale menos e descasque mais!

Prevenção e tratamento de doenças:

Com uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regulares é possível fazer o controle do peso, promover bem-estar e evitar diversas doenças. A orientação de um endocrinologista é fundamental para a prevenção e o tratamento do diabetes e da obesidade, além de evitar infartos, isquemias e até alguns tipos de câncer. Para todos os casos, os hábitos de vida saudável são essenciais, mas algumas vezes pode ser necessário o uso de medicamentos.

Dia a dia: benefícios em aliar a dermatologia e endocrinologia

As medidas fundamentais para uma vida saudável são: boa alimentação, atividade física e proteção com filtro solar. Com a dermatologia, o uso diário do filtro solar e diagnósticos precisos evitam problemas como câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil. As manchas, pintas e feridas na pele devem ser avaliadas periodicamente por dermatologistas para que estas lesões não evoluam e tornem-se mais graves. O tratamento deve ser realizado assim que a doença for diagnosticada.

Posts Em Destaque
bottom of page