top of page

Osteoporose

O sedentarismo, envelhecimento, algumas doenças e determinados medicamentos podem tornar os ossos fracos e frágeis. Entre as doenças está a osteoporose, que diminui a espessura dos ossos, aumenta o risco de quedas, fraturas, imobilidade e dificulta a realização de atividades diárias.

 

A osteoporose é uma doença silenciosa, ou seja,  raramente apresenta sintomas.  O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que ela seja diagnosticada a tempo de se evitar a fratura óssea. 

Quem são as pessoas que mais correm risco de sofrer com Osteopenia e Osteoporose?

 

- Mulheres na pós menopausa

- Pacientes pós bariátrica

- Usuários crônicos de corticoides

- Pacientes com problemas de má absorção intestinal de nutrientes (problemas intestinais)

OSTEOPOROSE

A perda de massa óssea é de 0,5% ao ano nos homens com mais de 40 anos, e de 1% nas mulheres acima dos 35 anos. Estes índices podem aumentar para 3% ao ano quando a mulher entra no período da menopausa.

Vamos fortalecer os ossos?

O osso é um tecido vivo e, assim como outros tecidos, vai se modificando com o passar do tempo, de acordo com as forças aplicadas sobre ele. Por isso, a prática de atividades físicas é muito importante na juventude, para que a força dos ossos seja mantida ao chegar na melhor idade. A rotina de treinamento mais indicada é de 3 a 5 vezes por semana.

Dra Mariana Costa Valente Endocrinologista

Dra. Mariana Costa Valente
Médica Endocrinologista
CRM SC 15.060 | RQE 10.711

E&M logo
sbem
bottom of page